Atos antidemocráticos

Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal

Ibaneis estava afastado do cargo por decisão do próprio Alexandre de Moraes por suspeita de omissão nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Ipolítica com g1

Atualizada em 15/03/2023 às 16h26
Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal
Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal (Reprodução)

BRASÍLIA- O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (15), o retorno de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal.

Ibaneis estava afastado do cargo por decisão do próprio Alexandre de Moraes por suspeita de omissão nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República.

Inicialmente, o afastamento valeria por 90 dias. Celina Leão (PP), que é apoiadora de Bolsonaro, foi eleita vice-governadora e estava no comando do DF durante o período de afastamento de Ibaneis."Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", escreveu Moraes.

Segundo a decisão, as investigações sobre suposta omissão de Ibaneis Rocha continuam e eventualmente ele pode voltar a ser afastado novamente. "Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e [...] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem", completou o ministro.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.