Lava Jato

PGR pede arquivamento de ações contra José Sarney e Edison Lobão

Vice-procuradora desconsiderou "mera palavra" de colaborador.

Ipolítica, com informações de O Globo

Atualizada em 10/03/2023 às 15h15
Manifestação da PGR favorece Lobão e Sarney
Manifestação da PGR favorece Lobão e Sarney (Divulgação)

BRASÍLIA - A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, na quinta-feira (8), o arquivamento de uma denúncia contra um grupo de políticos emedebistas que ainda tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação havia sido oferecida em 2017, no âmbito da Operação Lava Jato.

A informação é do jornal O Globo.

Na manifestação enviada ao STF, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu que “a mera palavra do colaborador e os elementos de provas apresentados” não são suficientes para validar a denúncia. Ela também citou que o chamado pacote anticrime — mudanças na legislação sancionadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 — impede o avanço de processos com base somente em delações premiadas.

São alvos da apuração decorrente da Lava-Jato os senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA ), além dos ex-senadores Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), todos do MDB. As acusações também pesavam contra Sergio Machado, que comandou a Transpetro de 2003 a 2014, nos governos de Lula e Dilma, e o ex-presidente José Sarney.

Na quarta-feira, um dia antes da manifestação sobre os emedebistas, a mesma Lindôra já havia adotado entendimento idêntico em relação a petistas. Ela pleiteou ao STF a rejeição de uma denúncia contra Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente da legenda, e o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, titular da pasta durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.