Caso das joias

Ex-ministro de Bolsonaro será intimado pela Receita

Bento Albuquerque tem suposta participação na tentativa de entrada de joias no país investigada.

Ipolítica

Joias entraram no país de forma irregular, sem passar pelo fisco
Joias entraram no país de forma irregular, sem passar pelo fisco (Reprodução / Twitter)

BRASÍLIA - O ex-ministro de Minas e Energia do governo Jair Bolsonaro, Bento Albuquerque será intimado pela Receita Federal para explicar a entrada no país das joias dadas como presente pelo governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.  

As peças foram retidas pela Receita n aeroporto de São Paulo na ocasião em que um assessor do ministro tentava entrar com as joias de forma irregular no país. 

Avaliadas em R$ 16,5 milhões, as peças deveriam ter passado pelo fisco. Pela legislação, cada peça que custe mais de US$ 1 mil deve passar pelo fisco na entrada ao país. 

Um segundo pacote já identificado por meio de um recibo chegou ao país, também como presente do governo da Arábia Saudita. O ex-ministro de Bolsonaro pode ser multado por ter entrado no país sem declarar os bens. 

Leia também: PF pode ouvir Michelle e Bolsonaro em inquérito sobre as joias

Apesar disso, não há estimativa ou avaliação pública desse segundo lote de joias.

As duas caixas de joias foram trazidas fechados da Árabia Saudita. Uma estava com o assessor e outro com Albuquerque. A primeira foi retida pela Receita. O Fisco só soube desse segundo pacote agora, após a revelações do caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.