Dinheiro digital

Real Digital: entenda a primeira criptomoeda do Banco Central do Brasil

A criptomoeda será uma extensão do dinheiro físico já usado pelos brasileiros. Expectativa é que a moeda já esteja disponível em 2024 para o público.

Ipolítica

Atualizada em 01/03/2023 às 17h19
A criptomoeda será uma extensão do dinheiro físico já usado pelos brasileiros.
A criptomoeda será uma extensão do dinheiro físico já usado pelos brasileiros. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou que um projeto piloto do Real Digital deve começar a operar ainda neste mês de março. A expectativa é que a moeda já esteja disponível em 2024 para o público, a iniciativa já era esperada para o primeiro semestre deste ano. 

A criptomoeda será uma extensão do dinheiro físico já usado pelos brasileiros, uma vez que vai ser tokenizado a partir de um depósito assim apenas depois do depósito em dinheiro físico, o real será digitalizado. Segundo Campos Neto, o Brasil será um dos primeiros países a iniciar os testes, ele deu declarações durante um evento na Universidade de Brasília. 

Do ponto de vista regulatório, a moeda digital será uma vantagem. De acordo com Campos Neto, será necessário criar uma nova regulamentação justamente porque a criptomoeda vai herdar toda a regulação do depósito. 

O que é token?

Token, em inglês, significa ficha ou símbolo. Na área da tecnologia, o nome se refere a um dispositivo eletrônico/sistema gerador de senhas bastante utilizado por bancos.

são a representação digital de um ativo dinheiro, propriedade e investimento, por exemplo – em uma rede de registro distribuído. O termo é normalmente atribuído ao universo das criptomoedas, mas o BC já afirmou que o real digital não será um criptoativo. 

Em outro evento recente, Campos Neto afirmou que a moeda virtual vai fazer o Brasil se distanciar do resto do mundo na digitalização do processo de intermediação financeira e que ela faz parte de um conjunto de três blocos, com o Pix e o Open Finance, que ajudará a elevar os serviços financeiros no Brasil para outro patamar.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.