BRASÍLIA- O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou que um projeto piloto do Real Digital deve começar a operar ainda neste mês de março. A expectativa é que a moeda já esteja disponível em 2024 para o público, a iniciativa já era esperada para o primeiro semestre deste ano.
A criptomoeda será uma extensão do dinheiro físico já usado pelos brasileiros, uma vez que vai ser tokenizado a partir de um depósito assim apenas depois do depósito em dinheiro físico, o real será digitalizado. Segundo Campos Neto, o Brasil será um dos primeiros países a iniciar os testes, ele deu declarações durante um evento na Universidade de Brasília.
Do ponto de vista regulatório, a moeda digital será uma vantagem. De acordo com Campos Neto, será necessário criar uma nova regulamentação justamente porque a criptomoeda vai herdar toda a regulação do depósito.
O que é token?
Token, em inglês, significa ficha ou símbolo. Na área da tecnologia, o nome se refere a um dispositivo eletrônico/sistema gerador de senhas bastante utilizado por bancos.
são a representação digital de um ativo dinheiro, propriedade e investimento, por exemplo – em uma rede de registro distribuído. O termo é normalmente atribuído ao universo das criptomoedas, mas o BC já afirmou que o real digital não será um criptoativo.
Em outro evento recente, Campos Neto afirmou que a moeda virtual vai fazer o Brasil se distanciar do resto do mundo na digitalização do processo de intermediação financeira e que ela faz parte de um conjunto de três blocos, com o Pix e o Open Finance, que ajudará a elevar os serviços financeiros no Brasil para outro patamar.
Saiba Mais
- Rodrigo Pacheco defende autonomia do Banco Central
- Para presidente do BC, queda de braço com o governo afeta economia
- Copom: definição da taxa de juros requer paciência e serenidade
- Lula volta a criticar postura de Campos Neto sobre taxa de juros
- Campos Neto: metas de inflação estão em linha com as de outros países
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.