VACINAÇÃO

Governo Federal lança na segunda Movimento Nacional pela Vacinação

A Campanha tem como objetivo aumentar os índices de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ipolítica

Atualizada em 26/02/2023 às 09h01
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nisia Trindade
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nisia Trindade ((Foto: Marcelo Camargo))

BRASÍLIA- O Ministério da Saúde e o Governo Federal irão lançar na próxima segunda-feira (27), o Movimento Nacional de Vacinação. A iniciativa tem como meta ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A ação marca o início da campanha de vacinação contra a covid 19 em 2023. Também será iniciada a aplicação da vacina bivalente da Pfizer em pessoas com apenas duas doses da vacina monovalente.

O que é a vacina bivalente: é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Para marcar o início da campanha o presidente Lula será vacinado com a quinta dose da vacina de covid 19 segundo informações da GloboNews. O evento será realizado em uma unidade de saúde próxima ao Palácio do Planalto, no Guará, região administrativa do Distrito Federal.

A meta do ministério da Saúde segundo a ministra Nísia Trindade é vacinar 90% do público alvo na campanha No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Campanha de vacinação

Na primeira etapa, os grupos serão vacinados na seguinte ordem:

  • Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: 60 a 69 anos;
  • Fase 3: Gestantes e puérperas;
  • Fase 4: Profissionais da saúde

A ideia é dar a vacina bivalente para quem já tem pelo menos duas doses. Desta forma, quem só tomou apenas uma dose da vacina vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.

Demais grupos

Além dos grupos prioritários, o ministério também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para os maiores de 12 anos. Neste caso, a recomendação é:

  • Uma dose de reforço para quem tem até 40 anos.
  • Duas doses de reforço para quem tem mais de 40 anos.

A Pfizer e a Anvisa reforçam que a vacina monovalente original continua sendo importante instrumento no combate à Covid-19.

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.