Bancos Públicos

Proposta cria regras para operações do BNDES com outros países

Autor da proposta deputado Alfredo Gaspar critica empréstimos a paises por meio do BNDES.

Ipolítica com Agência Câmara

O autor da proposta, deputado Alfredo Gaspar
O autor da proposta, deputado Alfredo Gaspar (Reprodução)

BRASÍLIA- O Projeto de Lei de autoria do deputado Alfredo Gaspar União Brasil (AL), estabelece regras para empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao exterior. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 5.662/71, que enquadrou a instituição financeira na categoria de empresa pública.

Pela proposta, os indicadores de risco País (classificação de crédito, ou rating) já estabelecidos pelo mercado deverão ser usado pelo BNDES como critério para a concessão de crédito ou o fomento de investimentos em outros países. Serão proibidas as operações com quem tenha histórico recente de calote (default).

“O Brasil, ainda carente de investimentos em infraestrutura, não pode destinar recursos a estrangeiros que tenham nota igual ou inferior a Ba1 ou BB+, notas de corte que consideram uma categoria como de risco”, disse o deputado. 

Tramitação
A proposta ainda será despachada para análise das comissões permanentes da Câmara. Depois será enviada ao Plenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.