CHUVAS EM SP

Ministro anuncia ampliação do estado de calamidade pública no litoral de SP

No domingo, o governo já havia reconhecido estado de calamidade pública em São Sebastião. Pelo menos 36 pessoas morreram após fortes chuvas na parte norte do litoral paulista.

Ipolítica com informações do g1

Atualizada em 20/02/2023 às 15h02
Ministro anuncia ampliação do estado de calamidade pública para 6 cidades no litoral de SP
Ministro anuncia ampliação do estado de calamidade pública para 6 cidades no litoral de SP (José Cruz/Agência Brasil)

BRASÍLIA- Nesta segunda-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou a ampliação do estado de calamidade pública para seis municípios de São Paulo. As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em São Paulo causaram ao menos 36 mortes e deixaram dezenas de desabrigados em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral. 

Os municípios são: 

  • Guarujá
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • São Sebastião

 

O anúncio foi feito através de uma rede social e ainda está pendente de publicação no "Diário Oficial da União (DOU)", com exceção de São Sebastião. 

No domingo, o governo já tinha reconhecido estado de calamidade pública em São Sebastião, ao publicar uma portaria no DOU. São Sebastião e cidades próximas foram atingidas por chuvas extremas ao longo do domingo. Os temporais causaram deslizamento de terra, bloqueio de rodovias, queda no fornecimento de água e energia e deixaram vítimas fatais. 

Com o reconhecimento, por parte do governo federal, do estado de calamidade pública, fica mais fácil e rápido de a União enviar verbas, apoio logístico e equipamentos para a região.

Segundo Góes, o governo federal vai garantir os recursos necessários para atender a população atingida pelas chuvas e, depois, para reconstrução dos municípios.

"Já estamos com equipes técnicas trabalhando no plano de reconstrução e prestando assistência humanitária às vítimas. Estão sendo distribuídos cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza das residências, kits dormitório, água e refeições", afirmou o ministro, em uma rede social.

"Nos próximos dias, iremos trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, unidades habitacionais e de toda a infraestrutura pública afetada", completou.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.