PROGRAMA SOCIAL

Lula diz que Bolsa Família exigirá comprovante de vacinação de crianças

O mandatário ainda criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela campanha de desinformação promovida contra as vacinas.

Ipolitica

Lula diz que Bolsa Família exigirá comprovante de vacinação de crianças
Lula diz que Bolsa Família exigirá comprovante de vacinação de crianças (José Cruz / Agência Brasil)

RIO DE JANEIRO- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que uma das condições para receber o Bolsa Família será ter a carteira de vacinação em dia das crianças. O mandatário ainda criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela campanha de desinformação promovida contra as vacinas e cobrou às mães de crianças que levem seus filhos para receberem os imunizantes obrigatórios. 

"Nós tivemos nos últimos tempos a maior campanha que já vi alguém fazer do negacionismo de uma vacina. Nunca imaginei um presidente mentindo tão descaradamente sobre os benefícios de uma vacina" disse Lula. 

O presidente citou três pré-requisitos previstos no novo Bolsa Família que agora pagará R$ 600 por família com um adicional de R$ 150 extras para cada criança de até seis anos. 

  • A matrícula das crianças na escola
  • A carteira de vacinação em dia
  • O acompanhamento pré-natal completo de mães que estiverem grávidas 

 

O governo Bolsonaro que rebatizou o Bolsa Família de Auxílio Brasil deixou de acompanhar o cumprimento das condicionantes, o que na prática acabou com a exigência. O Ministério da Saúde anunciou uma campanha nacional de estímulo à vacinação. A ministra Nizia Trindade afirmou hoje que o governo ainda não conseguiu estimar ao certo o impacto da campanha negacionista do governo Bolsonaro sobre os índices de vacinação. 

As declarações foram feitas hoje em evento no Rio de Janeiro, onde o presidente inaugurou, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), o Super Centro Carioca de Saúde. Com o equipamento, a Prefeitura do Rio promete zerar até julho a fila de pacientes da oftalmologia, hoje de 136 mil pessoas. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.