Negociação

Lula negocia espaços para dissidentes do PL, partido de Bolsonaro

Depois de negociar cargos de segundo escalão em troca de votos por reeleição de Arthur Lira e Pacheco, Lula agora quer esvaziar partido de adversário.

Ipolítica

Lula negocia espaços no Governo a dissidentes do PL
Lula negocia espaços no Governo a dissidentes do PL (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a negociação de espaços no Governo com dissidentes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que até o momento permanece nos Estados Unidos da América (EUA).

A articulação do petista ocorre depois de ele ter assegurado cargos de segundo escalão a partidos que não integram a base de Governo no Congresso Nacional, em troca do apoio desses partidos à reeleição de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco na Câmara e no Senado Federal, respectivamente. 

Nos bastidores a informação é de que pelo menos 25% dos deputados federais do PL devem votar com o Governo no Congresso após a garantia de Lula de espaços no Executivo. 

Cargos federais nos estados estão entre os negociados. 

Leia também: Lula garante cargos a partidos de fora da base após eleições de Lira e Pacheco

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que teve a representação com pedido de cassação arquivada pela Mesa da Câmara, é um dos nomes citados como articuladores de bloco que conduzirá voto às matérias de Lula na Câmara.

Ao todo o PL tem 110 deputados e senadores no Congresso Nacional, e é considerada uma potência na Casa depois da eleição de 2022.

Lula trabalha para dissolver o partido em pelo menos um quarto. É provável que ao longo dos próximos anos, algumas lideranças deixem a sigla.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.