Judiciário

Rosa Weber diz que "golpistas" serão responsabilizados no rigor da lei

Presidente do Supremo falou durante sessão de abertura do ano judiciário. Ato ocorreu no plenário reformado após invasão e depredação por bolsonaristas no dia 8 de janeiro.

Ipolítica, com informações do G1

Ministra Rosa Weber afirmou que golpistas serão julgados com rigor
Ministra Rosa Weber afirmou que golpistas serão julgados com rigor (Reprodução / TV Justiça)

BRASÍLIA - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, pregou a defesa "diuturna e intransigente" da Constituição e do estado democrático de direito no seu discurso de abertura do ano judiciário e que também ocorreu na primeira sessão após os ataques do dia 8 de janeiro..

Autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ministros da Corte, acompanharam a solenidade.

De acordo com a ministra, os “inimigos da liberdade” não vão constranger o Poder Judiciário no país.

"Mas advirto. Não destruíram o espírito da democracia. Não foram e jamais serão capazes de subvertê-lo porque o sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes desta Corte Suprema, que não hesitarão em fazer prevalecer sempre os fundamentos éticos e políticos que informam e dão sustentação ao Estado Democrático de Direito. Que os inimigos da liberdade saibam que no solo sagrado deste Tribunal o regime democrático, permanentemente cultuado, permanece inabalável", disse.

E completou: “As instalações físicas de um Tribunal podem até ser destruídas, mas a elas sobrepaira - e se mantém incólume -, a instituição Poder Judiciário em seu elevado mister de dizer e tornar efetivo o Direito, viabilizando a vida em sociedade, realizando o valor Justiça”.

Leia também: Deputados são empossados na Assembleia; Iracema fala sobre expectativa na Casa

Na forma da lei

A presidente do Supremo também garantiu punição exemplar aos responsáveis pela depredação das sedes dos três Poderes em Brasília. 

"Se alguma dúvida, ou dificuldade de compreensão, acaso esteja a pairar neste momento sobre o sentido do que estou a dizer, assevero, em nome do Supremo Tribunal Federal, que, uma vez erguida da justiça a clava forte sobre a violência cometida em oito de janeiro, os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei nas diferentes esferas. Só assim se estará a reafirmar a ordem constitucional, sempre com observância ao devido processo legal, resguardadas, a todos os envolvidos, as garantias do contraditório e da ampla", enfatizou.

O presidente Lula também fez pronunciamento oficial durante a solenidade. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.