Votação

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Atual presidente conseguiu superar avanço do bolsonarista Rogério Marinho.

Ipolítica

Atualizada em 01/02/2023 às 21h33
Pacheco foi reeleito em primeiro turno
Pacheco foi reeleito em primeiro turno (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O senador Rodrigo Pacheco (PSD), de Minas Gerais, ficará mais dois anos no comando do Senado. Ele foi reeleito nesta quarta-feira (1°), após votação em que enfrentou o candidato bolsonarista Rogério Marinho (PL).

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional na gestão passada, Marinho avançou nos últimos dias, mas não conseguiu superar o atual presidente.

Pacheco obteve 49 votos, contra 32 do adversário, encerrando o pleito logo no primeiro turno.

Após o resultado, o presidente reeleito convocou para as 10h desta quinta (2) reunião no Plenário para eleição dos demais membros da Mesa Diretora do Senado. Além do presidente, integram a Mesa dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. 

Os membros da Mesa são os mesmos que integram a Comissão Diretora, a quem cabe a direção do Senado. A votação para os demais membros da Mesa é secreta, por maioria de votos, presente a maioria dos senadores. A eleição deverá conduzida por Pacheco.

O 1º vice-presidente é o substituto imediato do presidente nas suas ausências, seguido pelo 2º vice-presidente. O 1º secretário é o principal responsável pela condução administrativa do Senado. O 2º secretário tem como atribuição específica a ata das sessões secretas. O 3º e o 4º secretários auxiliam na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.