ELEIÇÃO

PT confirma apoio a Rodrigo Pacheco para presidência do Senado

Senadores do partido se reuniram nesta quinta (26) e fizeram anúncio após encontro. Pacheco comanda o Senado desde fevereiro de 2021.

Ipolitica com informações do G1

Atualizada em 26/01/2023 às 14h39
PT confirma apoio a Rodrigo Pacheco para presidência do Senado
PT confirma apoio a Rodrigo Pacheco para presidência do Senado (Jefferson Rudy/Agência Senado)

BRASÍLIA - Nesta quinta-feira, (26), a bancada do PT no Senado Federal anunciou que apoiará Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na disputa pela presidência da Casa. A eleição está marcada para 1º de fevereiro e, além de Pacheco, devem disputar os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE). 

De acordo com o líder da legenda na Casa, senador Fabiano Contarato (PT-ES), um dos motivos que levaram o PT a apoiar Pacheco foi a postura dele em defesa da democracia durante os atos terroristas de 8 de janeiro e dos atos antidemocráticos de 7 de setembro do ano passado.

"O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme. [...] Então, neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco", afirmou Contarato.

Divisão de cargos

Questionado sobre qual espaço deverá ser ocupado pelo PT na Mesa Diretora do Senado, caso Pacheco seja reeleito, Contarato informou que o partido ainda discutirá com Pacheco a qual cargo terá direito e, posteriormente, definir qual nome indicar.

"Com relação aos espaços e a participação do PT [na Mesa Diretora], isso nós estamos dialogando porque ainda não está definido. Vários pontos têm que ser levados em consideração, formação de blocos, atuação de outros partidos. Não é uma coisa que se define de forma imediata", declarou o líder.

Em dezembro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional, já havia dito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria apoiar a reeleição de Pacheco. O senador mineiro comanda a Casa desde fevereiro de 2021. Na legislatura 2023-2026, o PT elegeu nove senadores com isso, é a quarta maior bancada da Casa, atrás de PL, PSD e União Brasil.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.