Auxílio Turbinado

Lira aumenta auxílio-moradia de deputados às vésperas de eleição na Câmara

Presidente da Casa aumenta valor complementar do benefício, que no total passará dos 6.000,00 reais.

Ipolitica

Atualizada em 25/01/2023 às 14h48
Lira aumenta auxílio-moradia de deputados às vésperas de eleição na Câmara
Lira aumenta auxílio-moradia de deputados às vésperas de eleição na Câmara (Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputdos)

BRASÍLIA- Arthur Lira anunciou o reajuste do auxílio moradia dos deputados federais que vão começar a nova legislatura em fevereiro. O benefício passa de R$ 4.253 para R$ 6.654. O aumento do auxílio ocorre a cerca de uma semana da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Câmara tem 432 apartamentos funcionais, os parlamentares que não fazem uso dos imóveis têm direito a receber o auxílio. O valor pode ser pago em espécie e, nesse caso, está sujeito a desconto do Imposto de Renda, com a alíquota de 27,5% ou reembolso de despesa, quando o deputado apresenta nota fiscal de hotel ou contrato de locação e recibo de aluguel.

Lira, que também determinou o aumento do valor disponível para reembolso com combustível e a quantidade de viagens possíveis feitas com a cota parlamentar. Atualmente, os parlamentares podem pagar viagens utilizando a cota parlamentar, que tem um limite anual de gastos. O novo dispositivo diz que os quatro trechos estão "além da cota estabelecida" e que o trajeto pode ser para outros locais do Brasil, desde que próximo a alguma residência do deputado. 

Os favores de Lira aos deputados acontecem uma semana antes das eleições da próxima Legislatura da Câmara dos Deputados, que vai acontecer no próximo dia 1º. O deputado, porém, já tem sua reeleição praticamente garantida, ao conseguir unir apoio de todos os principais partidos da Casa, do PT de Luiz Inácio Lula da Silva ao PL de Jair Bolsonaro.

A disputa deve ficar concentrada entre petistas e partidos do centrão pelo espaço de cada um nos demais principais postos de comando da Casa: a Mesa Diretora, as comissões permanentes e a do Orçamento. Na próxima legislatura, que tem início em 1º de fevereiro, a federação liderada pelo PT terá a segunda maior bancada, com 81 parlamentares a primeira será a do PL, com 99 deputados.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.