Novo comando

Conselheiros da Petrobras devem indicar Prates para a presidência nesta quinta

O nome de Prates, indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi avaliado em reunião do Comitê de Pessoas da estatal na semana passada.

Ipolitica

- Atualizada em 24/01/2023 às 16h15
Conselheiros da Petrobras devem indicar Prates para a presidência nesta quinta
Conselheiros da Petrobras devem indicar Prates para a presidência nesta quinta (Jefferson Rudy/Agência Senado )

BRASÍLIA- O conselho da Petrobras deve oficializar na próxima quinta-feira (26), Jean Paul Prates para presidência da estatal. O nome do senador petista, indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi avaliado em reunião do Comitê de Pessoas da petroleira na semana passada.

Os trâmites normais o fariam assumir a empresa entre o fim de março e abril. O governo, entretanto, fez uma articulação para conseguir antecipar o processo. Entre as urgências do novo comando está o de dar a cara da política de preços dos combustíveis no governo Lula. O senador petista terá de esperar apenas a confirmação de sua indicação ao cargo pela Assembleia Geral Ordinária, já convocada para abril, na qual será efetivado. Nesse caso, não haveria necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária.

Nesta terça-feira, a Petrobras anunciou um reajuste para a gasolina e, segundo especialistas no setor, os preços do combustível seguem defasados, assim como do diesel, em relação ao mercado internacional.

Durante a campanha, ele defendeu uma política de preços para os combustíveis baseada em três pilares: preço de referência estabelecido pela ANP, conta de estabilização para momentos críticos e criação de estoques estratégicos, mas não obrigatórios. Prates, que passou as últimas semanas entre Brasília e o Rio de Janeiro, aproveitou ainda para se reunir com diretores da empresa. Há a expectativa de que o petista realize mudanças nos cargos de direção.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.