STF

Moraes abre três novos inquéritos para apurar autores e financiadores de ataques

Segundo o STF, já são sete investigações abertas para investigar fatos relacionados ao 8 de janeiro a pedido da PGR.

Ipolítica

Atualizada em 23/01/2023 às 15h58
Moraes abre três novos inquéritos para apurar autores e financiadores  de ataques
Moraes abre três novos inquéritos para apurar autores e financiadores de ataques (Alejandro Zambrana / TSE)

BRASÍLIA - Nesta segunda-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu três novos inquéritos para apurar os ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, a pedido da Procuradoria-Geral da República, tendo como foco autores intelectuais, financiadores e executores dos crimes que não foram presos em flagrante. 

“O ministro considerou justificado o pedido formulado pela PGR diante da necessidade de otimização de recursos, uma vez que há requisitos específicos para responsabilização penal por autoria intelectual e por participação por instigação, que diferem, em parte, dos requisitos aplicáveis aos executores materiais e daqueles aplicáveis aos financiadores e por participação por auxílio material”, disse o Moraes em comunicado. 

Os novos três processos se juntam aos já abertos que apuram os crimes de terrorismo; associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; ameaça; perseguição; e incitação ao crime. De acordo com o STF já são sete inquéritos abertos  que investigam desde deputados federais que teriam incitado os atos violentos e ainda mais um que se refere à responsabilidade de autoridades do Distrito Federal, se teriam sido deliberadamente omissas para a ocorrência dos atos violentos.

As investidas da PGR ocorrem num momento em que o procurador-geral da República, Augusto Aras, que foi conduzido e reconduzido pelo ex-presidente à cúpula da instituição dá sinais de descolamento de Bolsonaro, após pressão interna de colegas e também do Senado, Casa que, em última instância, é responsável por dar seguimento a pedidos de impeachment do procurador-geral da República. Aras criou um grupo específico na PGR para cuidar de demandas relativas ao 8 de janeiro. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.