RORAIMA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no início da tarde deste sábado em Roraima que o Governo Federal vai levar transporte e atendimento médico aos indígenas Yanomami. Ele também prometeu acabar com garimpo ilegal na zona rural de Boa Vista.
"É desumano o que eu vi aqui", disse Lula.
O presidente também prometeu acabar com o garimpo ilegal na região.
"Eu posso dizer para você é que não vai mais existir garimpo ilegal. E eu sei da dificuldade de se tirar o garimpo ilegal, já se tentou outras vezes, mas eles voltam", enfatizou.
Em 2020, o primeiro ano da pandemia, o garimpo ilegal avançou 30% na Terra Yanomami. Segundo relatório produzido pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) e Associação Wanasseduume Ye’kwana (Seduume), a área total devastada pelo garimpo é de 2.400 hectares.
Emergência
O presidente Lula também decretou a criação Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população.
O plano de ação deve ser apresentado no prazo de quarenta e cinco dias, e o comitê trabalhará por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado.
Saiba Mais
- Maduro cancelou agenda na Argentina por medo de ser preso e ter aeronave confiscada
- Lula confirma encontro com Maduro na Argentina
- Múcio fala em 'fratura' no Exército logo depois da troca de comando
- Governo federal anuncia troca no Comando do Exército
- Comandantes ‘estão cientes de que vamos tomar providências’, diz ministro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.