Saúde pública

Lula diz que vai levar transporte e atendimento médico a indígenas Yanomami

Presidente afirmou ter se deparado com situação desumana ao desembarcar em Roraima e visitar os indígenas.

Ipolítica, com informações do G1

Lula conversou com indígenas durante visita a Roraima neste sábado
Lula conversou com indígenas durante visita a Roraima neste sábado (Caíque Rodrigues/g1 RR)

RORAIMA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no início da tarde deste sábado em Roraima que o Governo Federal vai levar transporte e atendimento médico aos indígenas Yanomami. Ele também prometeu acabar com garimpo ilegal na zona rural de Boa Vista.

O petista visitou a Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e recebeu estimativa do Ministério da Saúde de cerca de 570 crianças mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região nos últimos anos.

"É desumano o que eu vi aqui", disse Lula.

O presidente também prometeu acabar com o garimpo ilegal na região. 

"Eu posso dizer para você é que não vai mais existir garimpo ilegal. E eu sei da dificuldade de se tirar o garimpo ilegal, já se tentou outras vezes, mas eles voltam", enfatizou.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia, o garimpo ilegal avançou 30% na Terra Yanomami. Segundo relatório produzido pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) e Associação Wanasseduume Ye’kwana (Seduume), a área total devastada pelo garimpo é de 2.400 hectares.

Emergência 

Na noite de sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar à desassistência sanitária das populações no território Yanomami. Desde segunda-feira (16), técnicos da pasta resgataram ao menos oito crianças Yanomami em estado grave.

O presidente Lula também decretou a criação Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população.

O plano de ação deve ser apresentado no prazo de quarenta e cinco dias, e o comitê trabalhará por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.