Unanimidade

Filho de Zé Dirceu é escolhido líder do PT na Câmara Federal

Zeca Dirceu foi eleito por unanimidade para liderar a bancada do partido; ele falou em "intenso trabalho".

Ipolítica

Zeca Dirceu foi escolhido por unanimidade pela bancada do partido na Câmara
Zeca Dirceu foi escolhido por unanimidade pela bancada do partido na Câmara (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O deputado federal pelo Paraná, Zeca Dirceu (PT), foi eleito nesta quinta-feira (5) por unanimidade para liderar a bancada da sigla na Câmara Federal. Zeca é filho do ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que em 2005 foi afastado do Governo Lula no bojo do escândalo do “Mensalão”. 

O nome de Zeca Dirceu foi escolhido pelas 17 deputadas e 52 deputados petistas para liderar o partido a partir de 1º de fevereiro deste ano. 

"A Câmara já demonstrou sua responsabilidade ao aprovar a PEC da Transição e, neste momento de reconstrução nacional, o papel do Parlamento será muito importante na retomada de projetos e ações que tiveram descontinuidade nos últimos anos e que são fundamentais na recuperação de programas sociais e da educação e saúde pública no país", apontou.

O trabalho, segundo ele, será realizado junto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, Jaques Wagner (PT-BA) no Senado e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Congresso Nacional. 

Leia também: Governo faz primeira reunião ministerial nesta sexta-feira

Escândalos 

Zeca Dirceu é filho de José Dirceu, que na ocasião do primeiro governo Lula foi atingido pelo Mensalão e afastado da equipe de primeiro escalão do Executivo. 

Depois disso, ele teve o mandato cassado pela Câmara Federal. Ele também foi julgado na Lava Jato e, ao contrário de Lula, teve sua condenação mantida no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O ex-ministro foi condenado por utilizar a sua influência para obter favorecimentos na Petrobras e receber valores indevidos em troca de indicações. 

Condenado a 30 anos de prisão, José Dirceu aguarda o julgamento do recurso em liberdade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.