Mudança

Presidente da Petrobras renuncia e Governo indica senador do PT

Caio Paes de Andrade já comunicou conselho da estatal do seu pedido de renúncia e será substituído no posto.

Ipolítica

Caio Paes pediu renúncia do comando da Petrobras
Caio Paes pediu renúncia do comando da Petrobras (Michel Jesus / Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, anunciou hoje ao conselho da estatal o seu pedido de renúncia. Ele vai integrar a equipe de governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo e não ficará mais à frente da companhia. 

Nos bastidores a informação é de que o diretor-executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, pode assumir o comando da estatal como interino, até que se defina em conselho quem será o novo presidente. 

Na terça-feira o Governo Lula (PT) informou aos gestores da Petrobras que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o indicado para exercer o cargo de presidente e membro do colegiado da companhia. Uma nota do Ministério de Minas e Energia foi publicada com a informação. 

O conselho, contudo, não se posicionou publicamente sobre a indicação de Lula.

Leia também: Oposição a Lula quer derrubar decreto que restringe acesso a armas

Protocolo

Somente depois da indicação formalizada pelo Governo Federal é que o nome de Prates poderá ser submetido à análise estabelecida pela Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal da Petrobras, e do Estatuto Social da companhia.

O processo pode levar até duas semanas. Em seguida, a Petrobras cumprirá um prazo de 30 dias entre a convocação e a realização de uma assembleia geral para tratar do tema.

Se for aprovado, Prates assume o comando da empresa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.