Em reunião

Embaixador diz que discutiu com Haddad criação de 'moeda do Mercosul'

Segundo Daniel Scioli Brasil e Argentina vão trabalhar pra criação da moeda. Integração energética, financeira também foram debatidos

Ipolitica

Atualizada em 03/01/2023 às 16h43
ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu a visita de cortesia do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, em Brasília
ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu a visita de cortesia do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, em Brasília (Washington Costa/Divulgação/Ascom/MF)

BRASÍLIA - Nesta terça-feira (3), o ministro da fazenda Fernando Haddad, se reuniu com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. No encontro foi discutida a possibilidade da criação de uma moeda ùnica para os países que compõem o Mercosul. 

De acordo com o embaixador, a conversa com o novo ministro tratou principalmente da integração energética e financeira, e de ações para promover mais o intercâmbio comercial entre os dois países. “O Brasil é o parceiro número um da Argentina, e, no contexto de crise da globalização, é importante fortalecer o comércio entre os países do bloco'', afirmou. 

Ainda segundo Daniel Scioli, a visão de Haddad é muito positiva em relação à moeda comum e também com os compromissos em relação à unidade do Mercosul. 

Questionado sobre o encontro, Haddad disse que não vai comentar sobre a reunião com o embaixador, a reunião foi incluída de última hora na agenda de Haddad, e ocorreu logo após a primeira reunião oficial com os secretários da pasta na manhã de hoje no Bloco P da Esplanada dos Ministérios. Participaram do encontro o secretário-executivo, Gabriel Galípolo; a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida; o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas; o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello; a secretária de Assuntos Internacionais, Tatiana Rosito, e assessores especiais.


Daniel Scioli lembrou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina em um contexto, classificado por ele, de "crise da globalização". 

"Foi um bom encontro com o ministro Haddad para falar sobre as políticas acordadas pelo presidente Lula e o presidente Alberto Fernández sobre integração energética e financeira, além do aumento do comércio entre os nossos países”, acrescentou. 

A moeda única para os países do Mercosul  é um desejo dos governos do Brasil e Argentina, e já chegou a ser tratado em reuniões com Lula e o mandatário argentino, Alberto Fernandez.  






 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.