Transição

Alckmin é nomeado por Ciro Nogueira e transição começa oficialmente

Além de Alckmin, que coordenará a transição, equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá 50 pessoas que serão indicadas pelos partidos aliados.

Ipolítica

- Atualizada em 04/11/2022 às 09h40
Edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4, trouxe nomeação de Geraldo Alckmin para o para o Cargo Especial de Transição Governamental
Edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4, trouxe nomeação de Geraldo Alckmin para o para o Cargo Especial de Transição Governamental (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASIL - A transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou oficialmente nesta sexta-feira, 4. O Diário Oficial da União (DOU) trouxe a nomeação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para o Cargo Especial de Transição Governamental. 

A nomeação foi feita pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Na quinta-feira, 3, Alckmin se encontrou no Palácio do Planalto com o ministro Ciro Nogueira para a primeira reunião sobre a transição. Alckmin foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição. Ciro, por sua vez, chefia os trabalhos pelo lado do governo Bolsonaro. 

Ao chegar ao Planalto na quinta, o vice-presidente eleito estava acompanhado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do coordenador do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante. Alckmin disse que a conversa foi “bastante proveitosa” e reforçou, em mais de uma oportunidade durante entrevista, que a “transição já começou”. 

De acordo com ele, a equipe da transição vai trabalhar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. "Amanhã [sexta-feira, 4], a Gleisi e o Mercadante vão lá fazer uma visita, e nós deveremos começar a partir de segunda-feira [dia 7]", disse Alckmin.

A legislação dá ao presidente eleito o direito de formar uma equipe de transição, com 50 cargos à disposição, para ter acesso aos dados da administração pública e preparar as primeiras medidas do novo governo.

O vice-presidente eleito não quis antecipar nomes que vão compor a equipe de transição. Disse, porém, que eles virão de partidos que compuseram a coligação de Lula nas eleições.

Alckmin afirmou que nomes do MDB e do PDT, que aderiram à candidatura de Lula no segundo turno, também devem fazer indicações para a equipe de transição. Ele não descartou a participação de nomes de partidos de centro.

"A partir de segunda-feira, depois da reunião com o presidente Lula, a gente começa a divulgar os nomes da transição”, declarou.

Bolsonaro não pretende se envolver diretamente na transição. Ele levou dois dias para se manifestar sobre o resultado da eleição, não parabenizou Lula e disse apenas que cumprirá a Constituição. Coube a Nogueira informar que o presidente o autorizou a seguir a lei e dar início ao processo de transição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.