Eleições 2022

Faltam 19 dias: quase 28 mil pessoas tentam se eleger para as casas legislativas do país

No Maranhão, para a Assembleia Legislativa, são 559 candidatos registrados no sistema da Justiça Eleitoral, na disputa por 42 vagas.

Ipolítica com Agência TSE

Urnas eletrônicas serão utilizadas no dia 2 de outubro quando ocorrerá a eleição geral no país
Urnas eletrônicas serão utilizadas no dia 2 de outubro quando ocorrerá a eleição geral no país (Foto: Abdias Pinheiro / Secom / TSE)

BRASÍLIA - Nas Eleições Gerais deste ano, segundo dados desta terça-feira (13), 27.964 candidatas e candidatos disputarão cadeiras nas eleições proporcionais no Brasil. Destes, 10.619 concorrem o cargo de deputado federal. Outros 16.735 são postulantes a uma vaga de deputado estadual, e 610 concorrem para o parlamento distrital. Esses números ainda podem sofrer alterações devido a eventuais substituições nas candidaturas.

A candidatura proporcional é aquela na qual a pessoa disputa um cargo em eleições aferidas pelo sistema de mesmo nome. A proporcionalidade é verificada pelo cálculo do quociente eleitoral, conforme determina o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). No Brasil, são de representação proporcional os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador (este último não está em disputa este ano).

Para o pleito de 2022, são 513 os cargos em disputa para a Câmara dos Deputados e 1.059 as vagas para o Legislativo estadual e distrital, sendo 1.035 cadeiras para as Assembleias Legislativas e 24 para a Câmara do Distrito Federal. 

Leia também: Flávio Dino foi o candidato ao Senado que mais arrecadou para a campanha no MA 

A região Sudeste concentra a maioria dos candidatos a uma vaga no Poder Legislativo (9.550), seguida pelo Nordeste (7.257), Norte (4.228), Sul (3.830) e Centro-Oeste (3.060). Ao todo, 1.278 candidatos tentam a reeleição.

No Maranhão, para a Assembleia Legislativa, são 559 candidatos registrados no sistema da Justiça Eleitoral, na disputa por 42 vagas. É o equivalente a 13,31 candidatos por vaga.

Já para a Câmara Federal são 367 candidatos por 18 vagas disponíveis à bancada maranhense. Ao todo, correspondem a 20,39 candidatos do estado por vaga na Câmara.

Cargos proporcionais

Nas eleições proporcionais, o representante do povo na esfera federal tem como atribuição elaborar leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos do ocupante do cargo de presidente da República.

Já os parlamentares estaduais e distritais têm a incumbência de representar o povo na Assembleia Legislativa ou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, respectivamente. A função principal dos cargos é legislar, propor, alterar e revogar leis estaduais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.