Justiça Eleitoral

STF encaminha a Bolsonaro lista tríplice para escolha de ministro substituto do TSE

Nomeação fica a cargo do presidente da República.

Ipolítica, com Agência Brasil

Candidatos a vaga de ministro são Vera Lúcia Santana de Araújo, André Ramos Tavares e Fabrício Medeiros
Candidatos a vaga de ministro são Vera Lúcia Santana de Araújo, André Ramos Tavares e Fabrício Medeiros (Fapesp/Divulgação)

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) já encaminhou ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a lista tríplice para a escolha de uma vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições. A nomeação fica a cargo do chefe do Executivo federal.

A vaga surgiu após o ministro Carlos Mário Velloso Filho, indicado em 2019, ter renunciado ao cargo por motivos de saúde.

Os advogados André Ramos Tavares, Fabrício Juliano Mendes Medeiros e Vera Lúcia Santana Araújo compõem a lista que será enviada para escolha do presidente.

Tavares é apontado como favorito, depois de ter sido bem avaliado pelo governo durante sua participação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Ele, no entanto, assinou textos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e manteve proximidade com o Partido dos Trabalhadores.

Fabrício Medeiros tem menos simpatia do Palácio, já que foi apoiado pelo ministro Alexandre de Moraes, e Vera Lúcia Araújo é próxima do atual presidente do TSE, ministro Edson Fachin, recorrentemente alvo de críticas de Bolsonaro. Ela é a primeira mulher negra a integrar a lista.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o tribunal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.