Segurança do Paciente

HSE promove dinâmicas educativas para conscientizar pacientes e acompanhantes sobre metas internacionais de segurança do paciente

HSE promove dinâmicas educativas para conscientização sobre metas internacionais de segurança do pacientes

Divulgação / Assessoria

SÃO LUÍS - No mês de abril comemora-se o Dia Nacional da Segurança do Paciente (01.04), uma maneira de dar mais visibilidade a esse tema que é muito sério e importante.

A Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prioriza desafios globais na área de Segurança do Paciente, entre os quais a redução de infecções associadas ao cuidado em saúde, por meio de campanha de higienização das mãos e a promoção de cirurgias mais segura. 

Além de demais metas internacionais para que o paciente não sofra algum tipo de evento adverso, o qual poderia ser evitado através de estratégias que envolvam a Segurança do Paciente.

No Hospital dos Servidores / HSE, voltado para servidores estaduais usuários do FUNBEN e sob a gestão do Grupo Mercúrio, as equipes do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e do NEP (Núcleo de Educação Permanente) inovaram e promoveram uma semana inteira de conscientização voltada não apenas para colaboradores, mas também para pacientes e seus acompanhantes.

“Os pacientes e seus acompanhantes são protagonistas dessas ações que estão sendo realizadas nos setores de internação e pronto socorro do HSE, feitas de forma lúdica e divertida, através de um jogo educativo” explicou a enfermeira Rebeca Cutrim, coordenadora do NEP. Ela ressalta que a ação está tendo boa adesão e um retorno muito positivo de todos que se divertiram enquanto aprenderam medidas efetivas.

“O jogo foi feito com um dado. Cada lado representa uma meta de segurança. Os pacientes e acompanhantes foram convidados a jogar o dado, e na face voltada para cima, eram feitas as devidas perguntas e orientações sobre a meta selecionada, trazendo explicações práticas de como proporcionar um ambiente mais seguro”, explicou ela.

 

As coordenadoras do Núcleo de Segurança do Paciente Isabelle Diniz e do Núcleo de Educação Permanente Rebeca Cutrim aplicando jogos educativos com pacientes e acompanhantes no HSE.
As coordenadoras do Núcleo de Segurança do Paciente Isabelle Diniz e do Núcleo de Educação Permanente Rebeca Cutrim aplicando jogos educativos com pacientes e acompanhantes no HSE.

 

A coordenadora do NPS (Núcleo de Segurança do Paciente) enfermeira Isabelle Diniz lembra que os incidentes ligados à assistência durante a internação de pacientes podem e devem ser evitados, e isso depende também do engajamento e maior responsabilidade por parte do paciente e de seus acompanhantes, além do trabalho realizado pela equipes assistenciais, proporcionando mais qualidade e eficácia na saúde.

“Durante todo o ano, incluímos nossos colaboradores nas ações de prevenção de eventos adversos. Porém, nesse mês dedicado ao Dia Nacional da Segurança do Paciente inovamos e resolvemos ampliar essa conscientização, realizando uma sensibilização envolvendo pacientes e acompanhantes. Estes, por serem partes ativas nesse processo, tornam-se empoderados com mais informações, e interagem de forma eficaz e contribuem para a obtenção de melhores resultados na redução de riscos e danos. Importante destacar que, como estratégia para uma boa adesão, protocolos estão sendo trabalhados” enfatiza a enfermeira Isabelle Diniz.

Entre as medidas que devem ser aprendidas e adotadas em prol de um ambiente mais seguro para o paciente destacam-se: Identificação segura, comunicação efetiva com as equipes envolvidas no tratamento; administração correta de medicamentos e hemoderivados; cuidados perioperatórios, higienização das mãos, prevenção de quedas e lesões por pressão.

O Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Valério Tuzzolo reforça que as ações de conscientização dos pacientes e seus acompanhantes são relevantes para assegurar um melhor tratamento e recuperação, tanto no ambiente hospitalar, quanto em casa posteriormente.

“Estendemos nossos esforços de educação e conscientização sobre segurança aos acompanhantes por entendermos que eles são peças centrais dos esforços em prol de uma assistência cada vez melhor e mais segura aos pacientes. Nesse mês de abril comemora-se o Dia Nacional da Segurança do Paciente (01.04) e também o Dia Mundial de Saúde (07.04), duas datas que não deixamos passar em branco entre nossas equipes multidisciplinares de saúde, sempre buscando implementar ações que tornem ainda melhor e mais seguro o nosso ambiente hospitalar” declarou o Diretor do HSE / HSLZ.    

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.