Sistema

Grupo de trabalho discutirá semipresidencialismo na Câmara

No semipresidencialismo, o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional.

Agência Câmara

Atualizada em 26/03/2022 às 18h03
Grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira
Grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (Waldemir Barreto / Agência Senado)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), instituiu nesta semana um grupo de trabalho (GT) para debater temas relacionados ao semipresidencialismo – sistema de governo no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional.

O grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e terá 120 dias para concluir os trabalhos. Além de Moreira, outros nove deputados participarão do colegiado.

Um conselho consultivo, coordenado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, irá assessorar o GT. O ex-presidente Michel Temer e a ex-ministra Ellen Gracie são alguns dos dez membros do conselho que deverá auxiliar o GT.

Já no ano passado, Lira defendeu a necessidade de adotar o sistema para enfrentar crises políticas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.