Em Timon

Homem é preso usando duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo

O homem foi identificado como Samuel Janderson da Silva Nascimento; ainda não há informações sobre o motivo do duplo monitoramento.

Imirante.com, com informações do g1 PI

Atualizada em 26/03/2022 às 18h05
Samuel Janderson mora no município de Timon, interior do Maranhão, cidade vizinha a Teresina, e além de prisões na cidade maranhense, foi preso na capital piauiense há cerca de um mês.
Samuel Janderson mora no município de Timon, interior do Maranhão, cidade vizinha a Teresina, e além de prisões na cidade maranhense, foi preso na capital piauiense há cerca de um mês. (Foto: Divulgação/PMPI)

TIMON - Foi preso no município de Timon, nesta quarta-feira (16), um homem identificado como Samuel Janderson da Silva Nascimento suspeito de roubo. Esta é pelo menos a terceira prisão de Samuel pelo mesmo crime nos Estados do Piauí e Maranhão desde 2021, além de uma prisão por tráfico. Contudo, desta vez, o rapaz utilizava ao mesmo tempo duas tornozeleiras eletrônicas.

Ainda não há informações sobre o motivo do duplo monitoramento. A Secretaria de Justiça do Piauí, responsável pelo monitoramento eletrônico imposto pela Justiça piauiense, mas até o momento, não há posicionamento sobre o caso. O g1 não conseguiu contato com a defesa do rapaz.

Leia também:

VÍDEO: Homem é baleado após manter mulher refém em frente ao Batalhão da PM em Timon

Delegada da PC vai cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira​

Prisões

Samuel Janderson mora no município de Timon, interior do Maranhão, cidade vizinha a Teresina, e além de prisões na cidade maranhense, foi preso na capital piauiense há cerca de um mês, em 24 de fevereiro.

Na ocasião, um dos policiais, que preferiu não se identificar, disse que a equipe foi abordada e informada sobre dois rapazes em uma moto fazendo assaltos na região do Promorar, Zona Sul da capital piauiense. O policial, ainda informou que quando fez a prisão, Samuel Janderson já utilizava uma tornozeleira eletrônica.

"Ele já usava e é muito comum a prisão de pessoas usando tornozeleira, o que mostra que esse método é totalmente ineficaz. É um deboche com a sociedade e um tapa na cara da polícia que está todo dia nas ruas", comentou o policial.

No dia da autuação em flagrante, a prisão foi homologada, mas não foi convertida em preventiva pelo Juiz(a) de Direito Substituto da Central de Custódia de Teresina, Alexsandro de Araújo Trindade.

Ele considerou a medida desproporcional, já que não era possível comprovar o envolvimento de Samuel no caso denunciado. Em vez disso, foram impostas medidas cautelares, incluindo o monitoramento eletrônico, que já era feito.

Quebra de sigilo de monitoramento

De tão reiterada a prática com o uso da tornozeleira, há menos de 10 dias a justiça do Maranhão autorizou a quebra de sigilo de monitoramento eletrônico de Samuel Janderson e outros seis homens, réus em um processo por tráfico e associação para o tráfico.

Na decisão do juiz Edmilson da Costa Fortes Lima consta que a investigação policial do caso percebeu que vários investigados com monitoramento eletrônico não estavam cumprindo as medidas para permanecerem em liberdade, sendo a principal delas parar de cometer crimes.

"Essas pessoas, apesar de estarem monitoradas, continuam praticando o crime de tráfico, na medida que estão vendendo e distribuindo drogas pela cidade de Timon, no que chamam de “caminho da droga”. [A investigação] ressaltou que os representados estão reiteradamente descumprindo as decisões judiciais que os beneficiaram com essa medida cautelar diversa da prisão", diz o juiz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.