BRASÍLIA - O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a situação da Covid-19 no Brasil.
As epidemias são definidas pelo aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, ainda sem atingir uma escala global. Cenário diferente da pandemia e com forma de enfrentamento também distinto.
Há mudanças, por exemplo, no que diz respeito às restrições.
De acordo com o que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais. Isso quando há o espalhamento de um agente causador em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas.
A pandemia da Covid-19 foi declarada pela OMS no dia 11 de março de 2020.
Endemia
Já o conceito de endemia leva em consideração a presença de uma doença de forma recorrente em uma região, mas sem apresentar aumentos significativos no número de casos.
Para o Ministério da Saúde, é justamente o cenário que se desenha no país. Por isso, o estudo para rebaixar a situação da Covid-19 no Brasil para endemia.
O tema deve provocar debates no Congresso Nacional.
Saiba Mais
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
- Moradores do Rio são infectados com nova variante do vírus da Covid-19
- Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
- Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.