Banco Central

''Dinheiro esquecido'' por familiares mortos também poderá ser resgatado no novo sistema do BC

Os procedimentos para a consulta dos valores e solicitação da devolução nesses casos, porém, ainda não foram detalhados pelo BC.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h20
Com o número de CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa, é possível verificar se há ou não recursos esquecidos.
Com o número de CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa, é possível verificar se há ou não recursos esquecidos. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

BRASIL - O dinheiro 'esquecido' nos bancos de brasileiros que morreram ou de empresas já encerradas também poderão ser resgatados no novo sistema lançado pelo Banco Central.

Com o número de CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa, é possível verificar se há ou não recursos esquecidos vinculados a uma pessoa ou empresa – mesmo que o titular já tenha falecido, ou a empresa sido fechada.

Leia também:

Banco Central informará novos valores esquecidos a partir de maio

Consulta de dinheiro 'esquecido' em bancos deve ser liberada nesta segunda

Os procedimentos para a consulta dos valores e solicitação da devolução nesses casos, porém, ainda não foram detalhados pelo BC. O Banco Central promete informar 'em breve' quais serão os procedimentos para que essa consulta de valores e o resgate possam ser feitos por terceiros.

"Em breve o Banco Central irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login gov.br nível prata ou ouro", informou o BC.

A consulta e resgate são feitos exclusivamente pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, lançado nesta semana pelo Banco Central.

O BC estima em R$ 8 bilhões o valor total a ser devolvido aos clientes. Nesta primeira fase, foram abertas consultas referentes à metade, R$ 4 bilhões. Em 2 de maio, as consultas a uma nova fase serão abertas.

Como consultar

Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque.

A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data

Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Use seu login gov.br para acessar o sistema

Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.