Procedimento pioneiro

UDI Hospital realiza técnica inovadora em cirurgia da tireoide

O procedimento feito de forma pioneira no UDI Hospital Rede D'Or é minimamente invasivo e não deixa cicatrizes.

Publipost / UDI Hospital

Atualizada em 26/03/2022 às 18h37
Trata-se da primeira Tireoidectomia Endoscópica Transoral por Acesso Vestibular (TOETVA).(Foto: Divulgação / UDI Hospital)
Trata-se da primeira Tireoidectomia Endoscópica Transoral por Acesso Vestibular (TOETVA).(Foto: Divulgação / UDI Hospital)

SÃO LUÍS - Uma técnica inovadora e menos invasiva de cirurgia em paciente com nódulos e tumor na tireoide foi realizada no UDI Hospital, da Rede D’Or, em São Luís, no último dia 8. Trata-se da primeira Tireoidectomia Endoscópica Transoral por Acesso Vestibular (TOETVA).

O procedimento feito de forma pioneira no UDI Hospital Rede D’Or é minimamente invasivo e não deixa cicatrizes. Foi realizado pelos cirurgiões Stenio Roberto Santos, Marcelo Ericeira e Fabiane Castro, com todos os recursos, tecnologia e assistência em saúde existentes em qualquer grande centro do país.

(Foto: Divulgação / UDI Hospital
(Foto: Divulgação / UDI Hospital

"A técnica é relativamente nova no Brasil e indicada para a remoção de nódulos e tumores tireoideanos ou da glândula tireoide sem a necessidade de criar incisões pelo pescoço, evitando as cicatrizes nessa região", explica o cirurgião de cabeça e pescoço Stenio Santos.

[e-s001]

Dr. Stenio detalha que na cirurgia foi removida a glândula tireoide por técnica endoscópica, com acesso através do vestíbulo labial (espaço localizado entre a gengiva inferior e os lábios). "Quando comparada à cirurgia aberta tradicional, a técnica oferece o mesmo perfil de segurança, contudo sem incisão na pele", reforça o cirurgião.

Por isso, a tireoidectomia endoscópica transoral vestibular ganha importância como alternativa à cirurgia tradicional, pois evita a formação de cicatrizes visíveis. "É um procedimento seguro, geralmente com menos sangramentos e recuperação mais rápida, em comparação à cirurgia convencional, e que agora é feito no Maranhão pelo UDI Hospital", resume o diretor médico Dr. César Passanezi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.