Enem 2021

Enem 2021: locais de prova estão disponíveis para quem vai fazer o exame em janeiro

O Enem é considerado o maior vestibular do país.

Educa Mais Brasil

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h45
As provas do Enem serão aplicadas em janeiro para os participantes que tiveram problemas logísticos no exame aplicado em novembro, como falta de luz ou doenças.
As provas do Enem serão aplicadas em janeiro para os participantes que tiveram problemas logísticos no exame aplicado em novembro, como falta de luz ou doenças. (Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil)

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 já podem conferir os locais de prova. A consulta é feita no Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Cartão de Confirmação foi disponibilizado nessa segunda-feira (27) e contém data, local e horário de aplicação; número de inscrição; opção de língua estrangeira selecionada; e dados de atendimento especializado e nome social.

As provas do Enem serão aplicadas em janeiro para os participantes que tiveram problemas logísticos no exame aplicado em novembro, como falta de luz ou doenças, e conseguiram o direito à reaplicação; participantes isentos no Enem 2020 que faltaram à prova e conseguiram o direito de participar da avaliação e pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL).

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. Destes, cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos, segundo o Inep.

Independentemente da data de aplicação, a prova será composta da seguinte maneira:

- 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas

- 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Já as provas são distribuídas às 13h30 (horário de Brasília).  O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis após o último domingo de provas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.