BRASÍLIA - Extinto em abril do ano passado, em 2020 também não haverá horário de verão. Em julho deste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se adotar o horário de verão no período de 2020/2021.
A pasta avaliou o resultado regulatório da extinção do horário de verão e informou que a economia de energia com a medida diminuiu nos últimos anos e já estaria perto da neutralidade, em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.
Leia mais:
Ministério mantém recomendação para extinguir horário de verão
Jair Bolsonaro extingue horário de verão
Quando foi criado, o horário de verão tinha por objetivo aliviar o pico de consumo, que era em torno das 18h, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou uma alteração no horário de pico com maior consumo de energia no período da tarde, por causa da intensificação do uso do ar condicionado, quando o horário de verão não tinha influência.
O presidente Jair Bolsonaro assinou no dia 25 de abril de 2019 o decreto que extinguiu a medida.
Saiba Mais
- Ministério de Minas e Energia mantém recomendação para extinguir horário de verão
- Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam relógio em uma hora
- ''Não teremos horário de verão neste ano'', afirma Bolsonaro
- Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF
- Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.