Livres da pandemia

No Brasil, 67 cidades permanecem sem nenhum caso de Covid-19

São pequenos municípios isolados geograficamente.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Trabalho de prevenção em João Dias (RN).
Trabalho de prevenção em João Dias (RN). (Foto: Divulgação)

BRASIL - Apesar de o novo coronavírus já ter causado a morte de mais de 100 mil brasileiros, ainda existem 67 pequenas cidades no país onde a doença não chegou. São cidades isoladas geograficamente. Apenas a região Norte não registrou nenhum município livre da pandemia.

Em Ribeirão Corrente (SP), cidade que não apresentou nenhum caso da Covid-19, o comércio está funcionando com uma barreira física na entrada e pontos de acesso a álcool gel. Em João Dias (RN), a única do Estado sem registros da doença, barreiras foram montadas na entrada da cidade, ligada à estrada que faz divisa com o estado vizinho da Paraíba.

De acordo com Paulo Nadanovsky, professor do Instituto de Medicina Social do Departamento de Epidemiologia da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a melhor medida qualquer cidade que não tenha casos do novo coronavírus é obrigar todas as pessoas que chegarem a cumprirem uma quarentena de 15 dias.

Nesses municípios, também, deve haver uma preocupação com Estados que estão reabrindo serviços e restabelecendo transportes intermunicipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.