BRASIL - Começam nesta segunda (21) a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste ano, devem participar 73 mil escolas de todo o Brasil, mobilizando cerca de sete milhões de estudantes que estão distribuídos em 244 mil turmas.
Por meio da avaliação, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível mapear indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e escolas brasileiras.
O sistema também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Novidades
Nesta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.
Outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Para isso, os diretores precisam responder questionários eletrônicos sobre as condições de funcionamento da escola.
Saiba Mais
- Enem será aplicado em menos de três meses; confira materiais gratuitos para se preparar
- Bullying acadêmico: qual limite da ansiedade na entrega de trabalhos de conclusão de curso?
- Paz na mochila: meditação melhora rendimento escolar de crianças e adolescentes
- Gestão da qualidade: um olhar atento ao presente e futuro das organizações
- Agosto Solidário: campanha disponibiliza até 80% de descontos em cursos on-line
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.