BRASÍLIA - Com mais uma mobilização no sábado, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo alcançou mais de nove milhões e meio de crianças de um a menores de cinco anos em todo o país. Segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) alimentado pelos estados, foram aplicadas em todo país mais de 19 milhões de doses das vacinas (9,6 milhões de cada vacina). A média nacional de vacinação está em 86%. Os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo.
O Ministério da Saúde espera vacinar pouco mais de 499 mil crianças no Maranhão. De acordo com relatório preliminar, 95.02% do público-alvo foi vacinado contra a poliomielite, enquanto 94,98% receberam doses contra o sarampo.
Apesar da campanha nacional ter se encerrado na última sexta-feira (31 de agosto), o Ministério da Saúde orientou aos estados que estimavam estar abaixo da meta de vacinação, a promover uma nova mobilização hoje, sábado (1º de setembro). A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.
Os gestores públicos tem até 15 dias para informar no SI-PNI quantas doses das vacinas foram aplicadas. Na segunda-feira (03/09), o Ministério da Saúde avaliará, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar as coberturas vacinais no país.
Saiba Mais
- Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
- Campanha de Multivacinação é realizada neste fim de semana em São Luís
- Vacinação de crianças é fundamental no período de retorno às aulas
- Maranhão ajuda Brasil a sair de lista de baixa cobertura vacinal
- Maranhão registra taxas abaixo da média de vacinação contra a Pólio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.