Bombou na rede

É real ou fake declaração de Dilma Rousseff sobre greve de fome?

Novo serviço de checagem do Imirante.com verificou se é real ou fake.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Suposta manchete de jornal com uma gafe da ex-presidente Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução / Internet)
Suposta manchete de jornal com uma gafe da ex-presidente Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução / Internet)

BRASÍLIA - É fake o print de uma manchete do Jornal O Globo sobre uma suposta frase da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sobre greve de fome, em discurso de apoio ao ex-presidente Lula em Brasília. De acordo com o post, que viralizou nas redes sociais, Dilma teria cometido uma gafe em mensagem para os manifestantes.

“Gostaria de agradecer a todos que estão empenhados fazendo greve de fome e tendo que se alimentar escondidos. Não desistam!”, teria dito a ex-presidente. Na foto que ilustra a matéria, também aparecem Fernando Haddad, candidato a vice de Lula, e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

No site do Jornal O Globo, a foto que ilustra a suposta manchete aparece em uma matéria intitulada “Patrimônio de Dilma Rousseff aumenta 10% em quatro anos”. Nesse post, não há menção da ex-presidente sobre qualquer greve de fome.

Dilma discursou em registro da candidatura de Lula, mas sem menções a greve de fome. (Foto: Reprodução / Internet)
Dilma discursou em registro da candidatura de Lula, mas sem menções a greve de fome. (Foto: Reprodução / Internet)

A imagem com Dilma Rousseff, Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann é do dia 15 de agosto, quando o PT registrou, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Lula à Presidência da República. Na mesma data, Dilma fez um discurso, divulgado pelo PT em sua página no Facebook, mas não falou a frase que ilustra a matéria falsa.

Real ou fake?

Agora o Imirante.com ajuda você a saber se alguma notícia, foto ou vídeo é real ou fake. Essa é a nova editoria e novo serviço de checagem vai ajudar o internauta a saber o que de fato é real e o que é mentira. Se você tiver alguma dúvida e queira mandar pra nossa equipe apurar, basta entrar em contato com a gente por meio do WhatsApp (98) 99209-2383.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.