Projeto de Lei

Tarifa social de água e esgoto está na pauta da Comissão de Defesa do Consumidor

Projeto prevê descontos inversamente proporcionais ao consumo para famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Relator considerou a proposta um estímulo ao consumo consciente da água.
Relator considerou a proposta um estímulo ao consumo consciente da água. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Está na pauta da reunião deliberativa da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor desta quarta-feira (24) a proposta que cria a tarifa social de água e esgoto. O Projeto de Lei do Senado 505/2013 prevê descontos inversamente proporcionais ao consumo para famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

O texto do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) unifica as regras que beneficiam as famílias de baixa renda, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), uma vez que a tarifa social de água e esgoto já é adotada em alguns estados e municípios. O projeto recebeu voto favorável da relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que considerou a proposta um estímulo ao consumo consciente da água.

Na pauta da reunião, está também o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2014, que faculta aos consumidores de serviços de energia elétrica, água encanada, telefonia ou gás liquefeito a instalação de medidores visando ao próprio controle do uso dos serviços. A medida pode ser adotada independentemente da existência de medidores instalados pelas distribuidoras e operadoras.

A proposta recebeu voto favorável do senador Gladson Cameli (PP-AC) e, se aprovada, segue para análise do Plenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.