Alerta!

Diminuição no consumo mundial de sal evitaria milhões de mortes, aponta estudo

Segundo a OMS, a maioria dos adultos consome quantidade elevada de sal por dia.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
(Foto: Agência Brasil)

BRASÍLIA - Um estudo publicado, nesta quarta-feira (11), pela revista médica britânica The British Medical Journal revela que diminuir o consumo de sal poderia salvar milhões de vidas. Segundo a publicação, o sal aumenta os riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte da população em idade adulta consome mais do que a quantidade correta, no máximo de 2 gramas, de sal por dia. Esse excesso de sal na alimentação presente, principalmente, em alimentos industrializados, está na causa de cerca de 1,65 milhão de mortes, de acordo com a OMS.

Mesmo sendo verificado que poucos países até agora terem adotado políticas públicas para tentar diminuir o consumo de sal, os pesquisadores da OMS avaliaram o impacto de estratégias públicas de prevenção em 183 países. De acordo com os resultados desse estudo, os pesquisadores concluíram que investir o equivalente a apenas 10 centavos de dólar por pessoa (cerca de R$ 0,32), contribuiria grandemente para frear a mortalidade.

Resultado impressionante

Os cientistas também estimaram, baseados no índice de Esperança de Vida Corrigida, o número de anos perdidos pela população mundial por conta do excesso de sal. Segundo o estudo, uma alimentação menos salgada durante um período 10 anos evitaria uma perda anual equivalente a 5,8 milhões de anos de boa saúde.

O custo dos anos ganhos seria equivalente ao que se gasta atualmente em remédios para tratamento de doenças cardiovasculares, apontam os pesquisadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.