Nota oficial

Governo brasileiro externa condolências pela morte de Fidel

Em nota oficial, governo se solidariza com o povo cubano.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Fidel Castro morreu aos 90 anos.
Fidel Castro morreu aos 90 anos. (Ismael Francisco/ Cubadebate)

BRASÍLIA - Assinada pelo chanceler José Serra, o Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado (26) nota sobre a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, ocorrida sexta-feira (25) em Havana.

“O governo brasileiro tomou conhecimento com pesar da morte do líder cubano Fidel Castro. Como dirigente máximo de seu país por cinco décadas, marcou profundamente a política cubana e o cenário internacional. Entra para a história como uma das lideranças políticas mais emblemáticas do século XX. Não é possível entender a história de nosso continente sem referência a Fidel, suas ideias e ações à frente da revolução cubana e do governo de seu país”, diz a nota.

Acrescenta que a trajetória de Fidel “resume os dolorosos conflitos e contradições de um período histórico conturbado, no qual ideais de desenvolvimento e justiça social nem sempre se conciliaram, em nossa região, com o respeito aos direitos humanos e à democracia”.

O governo solidariza-se com o povo cubano e apresenta ao seu governo e à família de Fidel Castro suas sentidas condolências, finaliza a nota do Itamaraty.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.