Educação

Reforma do ensino médio é prioridade do governo, afirma ministro da Educação

Mendonça Filho pretende expandir o tempo integral para todo o ensino médio do país.

Imirante, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O ministro Mendonça Filho pretende fazer mudanças na organização do currículo do ensino médio.
O ministro Mendonça Filho pretende fazer mudanças na organização do currículo do ensino médio. (Elza Fiuza / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, nesta quinta-feira (8), que uma reforma no ensino médio está entre as prioridades do governo para melhorar os índices de qualidade nas três séries finais do currículo escolar brasileiro. A proposta é votar, ainda este ano, um projeto de lei que já está em tramitação no Congresso Nacional e estabelece mudanças na organização do currículo do ensino médio.

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental. A meta estabelecida para 2015 era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.

Durante a apresentação dos novos dados do Ideb, em Brasília, Mendonça Filho ressaltou que não há sintonia entre a realidade, os anseios dos jovens e o conteúdo ensinado para eles no ensino médio. De acordo com o ministro, a discussão e aprovação do Projeto de Lei 6.840, de 2013, é essencial para atualizar e melhorar o aprendizado neste período escolar.

Caso não haja consenso com os parlamentares para votar a matéria ainda este ano, Mendonça Filho afirmou que recorrerá ao presidente Michel Temer para garantir a reforma do ensino médio. “Nós entendemos que, se porventura, a pauta do Parlamento estiver bloqueada, o presidente da República poderá até editar uma Medida Provisória para atender à urgência da necessidade das modificações na educação de nível médio no Brasil”, assegurou.

O ministro defendeu, ainda, a necessidade de expandir o tempo integral para todo o ensino médio brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.