SÃO LUÍS – O trânsito brasileiro é um dos que mais mata em todo o mundo. Foi o que apontou um estudo feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. De acordo com o documento, são mais de 60 mil mortes todos os anos nas estradas e avenidas brasileiras.
Leia também:
Motociclista morre atropelado por ônibus
Morre a menina Laura Marão, após acidente de trânsito
Para se ter uma ideia do quanto esse número é preocupante, basta compará-lo ao de mortes por homicídio. No Brasil, de acordo com o Mapa da Violência, aproximadamente 50 mil pessoas são assassinadas todos os anos. Ou seja, no país, morre-se mais por causa de acidentes de trânsito do que por homicídio.
Maioria dos acidentes poderia ser evitada
Os dados do Observatório também mostram que a maioria dessas mortes no trânsito poderia ser evitada. Isso porque a imprudência dos motoristas é responsável por mais de 90% dos acidentes.
O acidente que matou a menina Laura Marão, no dia 26 de abril, foi causado por um motorista que apresentava sinais de embriaguez. Nessa quarta-feira (28), uma idosa morreu atropelada por um caminhoneiro que não respeitou a faixa de pedestre.
Segundo Catarina Nanini, especialista em trânsito de São Paulo, a vida e os sonhos de muitas vítimas poderiam ser mantidos caso o cuidado e prudência fossem um hábito daqueles que compõem o trânsito. “O problema é que muitos motoristas têm vícios no dirigir, por exemplo, muitos não usam o cinto de segurança, ao realizarem uma manobra eles não sinalizam com a seta com antecedência. Outro problema também é aquele pessoal que vai passando no vermelho, que vai passando devagar e vai avançando. São falhas que podem resultar em mortes”, opina.
Saiba Mais
- Polícia investiga acidente entre caminhão e ônibus que deixou 15 feridos em São Luís
- Homem em garupa de moto morre após acidente na Avenida Beira-Mar, em São Luís
- Motociclista morre em acidente de trânsito na Vila Maranhão
- VÍDEO: Ônibus tomba após ser atingido por caminhão na região do Caolho, em São Luís
- VÍDEO: colisão entre três veículos interdita na Ponte do São Francisco, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.