Xanxerê e Ponte Serrada

Presidenta Dilma Rousseff visita áreas atingidas pelo tornado em Santa Catarina

Delegação chegou ao Estado nesta segunda-feira para analisar situação.

Imirante.com, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Delegação chegou nesta segunda-feira.
Delegação chegou nesta segunda-feira. (Roberto Stuckert Filho / PR)

SÃO LUÍS - Uma comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, chegou nesta segunda-feira (27) para visitar às áreas atingidas pelos tornados em Santa Catarina. O ministro da Integração, Gilberto Occhi, também compõe a delegação, que chegou ao Estado às 9h para analisar situação e prestar apoio às famílias afetadas.

Uma portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada no Diário Oficial da União, autorizou a liberação de R$ 2,8 milhões para ações de socorro nos municípios catarinenses de Xanxerê e de Ponte Serrada.

De acordo com o texto, considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços será 180 dias.

Outra portaria, do Ministério das Cidades, também publicada no Diário Oficial da União, disponibiliza recursos para reforma das moradias e construção habitacional por intermédio do Programa Minha Casa, Minha Vida em áreas urbanas e rurais. A transferência de recursos, segundo a publicação, será feita mediante assinatura de termo de compromisso firmado com a Caixa Econômica Federal.

A portaria estabelece o prazo de 60 dias para que os municípios entreguem ao ministério uma proposta de atendimento às famílias e às áreas atingidas pelo tornado. O documento deverá detalhar a quantidade e o valor estimado das intervenções previstas.

Suporte

Essa será a segunda visita do ministro Gilberto Occhi ao Estado após os tornados. Na terça-feira (21) e na quarta-feira (22), o ministro visitou os municípios de Xanxerê e Ponte Serrada. Ele também se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e com autoridades estaduais e municipais.

Na última quinta-feira (23), o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu estado de calamidade pública em Xanxerê e situação de emergência em Ponte Serrada - em ambos os casos, por procedimento sumário.

Além disso, o governo federal mobilizou 200 homens do Exército Brasileiro para auxiliar na desobstrução de estradas e de vias próximas aos escombros. A tropa também distribuiu kits dormitório, de limpeza e de higiene às famílias atingidas.

Um técnico da Sedec permanece nos municípios para ajudar na elaboração das ações e do plano de trabalho para a reconstrução.

Situação dos desastres

De acordo com a Defesa Civil do Estado, neste momento, 1.273 profissionais e 252 veículos trabalham no atendimento às vítimas do tornado.

Em Xanxerê, o total de desabrigados chega a 539. O número de desalojados chega a 4. 275. Foram registrados ainda duas mortes e 97 feridos. O volume de edificações públicas danificadas chega a nove, enquanto os prédios residenciais atingidos pelo tornado alcançam 2.188. Além disso, 235 casas foram totalmente destruídas.

Em Ponte Serrada, 77 pessoas estão desabrigadas e 1.050, desalojadas. O município registra também 27 feridos, uma edificação pública danificada e 252 residências afetadas, além de 24 casas totalmente destruídas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.