Antes de completar o último mês de gestação muitas mamães começam a ficar preocupada com a chegada do parto se vai ser normal ou cesariana. Muitas mulheres desejam ter parto normal, no entanto, algumas condições maternas e/ou fetais podem impedir que isso aconteça. Nesses casos, os médicos recomendam realizar a cesariana para garantir a saúde da mãe e do bebê. Segundo a Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM 124.315), a cesariana é uma cirurgia de grande porte que necessita de cuidados pós-operatórios. “A intensidade e a duração das dores podem depender do organismo de cada mulher, mas, é comprovado que o pós-operatório da cesariana a mulher tende a ter mais dor que pós-parto normal”, afirma.
Existe uma grande diferença na recuperação da cesariana do parto natural. “Na cesariana é feito um corte no abdome, acima do osso púbico. Há pontos internos e externos e maior acúmulo de gases, o que pode gerar dor no pós- operatório, com duração de 3 a 10 dias", explica a ginecologista.
No parto normal, a mulher pode sentir uma dor na região períneo, mas esse incômodo é aliviado em alguns dias.
“Há mulheres que são mais sensíveis e podem permanecer com a dor por algumas semanas. Depois de dois meses você não deve mais sentir dor nenhuma”, diz a Dra. Erica Mantelli.
Um passo de cada vez
No caso da cesariana a recuperação da mulher é pouco mais complicada. “A paciente deve permanecer de seis a 12 horas em repouso sem fazer esforço após a cesariana. É necessário ficar, no mínimo, 48 horas internada antes de receber alta, mas dependendo da recuperação da mulher esse período pode estender até 72 horas ou mais”, ressalta a ginecologista.
Os desconfortos gerados no parto devem ser amenizados em algumas semanas podendo chegar até meses. “Para ajudar a mulher a se recuperar da cesariana o ginecologista pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios”,diz a especialista.
Na primeira semana recomenda-se repouso relativo. “Não é preciso ficar só na cama, mas evitar esforço, subir e descer escadas repetidas vezes, abaixar e pegar peso. Dirigir somente após 20 a 30 dias depois do parto”, recomenda a Dra. Erica Mantelli.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.