Direito

Governo regulamenta adicional de periculosidade para motoboys

Adicional de periculosidade passa a ser garantido a partir desta terça (14).

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

BRASÍLIA - O Diário Oficial da União traz hoje (14) portaria que regulamenta atividades perigosas em motocicleta e cria o direito a 30% de adicional.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lembra que o adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário do empregado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O direito passa a ser garantido a partir de hoje.

De acordo com a portaria, são consideradas perigosas as atividades laborais com o uso de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

A norma esclarece ainda as situações em que não são consideradas perigosas: a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho, as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los, as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.