Política

Flexibilização de horário da Voz do Brasil está no esforço concentrado da Câmara

Plenário pode votar, ainda, projeto que suspende regulamentação dos conselhos populares.

Imirante.com, com informações da Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Plenário pode votar, ainda, projeto que suspende regulamentação dos conselhos populares.
Plenário pode votar, ainda, projeto que suspende regulamentação dos conselhos populares. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Líderes se reúnem nesta terça-feira (5), às 14h30, para definir votações do esforço concentrado da Câmara dos Deputados que ocorre nesta semana. Um dos itens mais polêmicos da pauta é o projeto que suspende a regulamentação dos conselhos populares (PDC nº 1.491/14). O tema, ao que parece, terá disputa acirrada em Plenário, já que divide até mesmo a base governista.

O projeto em análise suspende o decreto do Executivo que criou a Política Nacional de Participação Social e regulamentou a criação dos conselhos populares que vão influenciar as políticas governamentais. Alguns parlamentares argumentam que o decreto é autoritário e interfere nas competências do Congresso Nacional.

Leia também:

Congresso tem sessão na terça-feira para votar vetos presidenciais

Também fazem parte do esforço concentrado, estão a a Medida Próvisória nº 648/14, que flexibiliza o horário de transmissão do programa A Voz do Brasil – no ar há mais de 70 anos, com objetivo é levar notícias sobre as ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário –; Projetos de Lei nº 5.201/13, que trata sobre a reformulação do futebol brasileiro; nº 4.246/12, sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros; nº 2.295/00, sobre a carga-horária máxima de 30 horas semanais de trabalho para os enfermeiros; nº 6.446/13, que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação; nº 2.201/11, que cria gratificação por exercício cumulativo de ofício dos integrantes do Ministério Público da União; nº 5.741/13, que cria a Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais dos Estados e do Distrito Federal; além das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) de nº 209/12, que cria mecanismos de barreira para o acesso de recursos especiais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ); nº 170/12, que prevê proventos integrais para o servidor que se aposentar por invalidez; e nº 358/13, sobre o orçamento impositivo das emendas parlamentares.

O Plenário da Câmara terá sessões de votação na terça (5) e na quarta-feira (6). Hoje, também, está prevista uma sessão do Congresso Nacional (que reúne deputados e senadores) para a votação de 33 vetos presidenciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.