SÃO LUÍS – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quinta-feira (10), o Projeto de Lei nº 5.088/13, que torna obrigatória a permanência de ambulância e de profissional da área da saúde em lugares com grandes aglomerações – eventos, aeroportos, estádios e rodoviárias – para socorro imediato das vítimas. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, exceto se houver recursos para que seja examinada antes pelo Plenário da Câmara.
A chance de a vítima se recuperar sem sequelas aumenta em 50% quando o atendimento ocorre na "hora de ouro" – termo usado por médicos e socorristas para se referir à primeira hora após o acidente –, segundo a justificativa do texto. Nos casos em que o atendimento ocorre nas três horas após o acidente, a chance de recuperação cai para 14%. A medida visa as Olimpíadas de 2016.
Mesmo com o direito à saúde previsto na Constituição Federal, a presença de ambulâncias em grandes eventos, atualmente, não é obrigatória.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.