Economia

Medida Provisória aumenta percentual de biodiesel ao diesel

Expectativa é que MP aumente percentual de 5% para 6% a partir de julho.

Sabrina Craide / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

BRASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff assina hoje (28) a Medida Provisória (MP) que trata da adição obrigatória do biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final. A cerimônia será às 10h, no Palácio do Planalto.

O governo não divulgou qual será a mudança, mas a expectativa do setor é que a MP aumente o percentual do biodiesel ao diesel fóssil, atualmente em 5%, para 6% a partir de julho. Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a elevação do percentual deverá chegar a 7% até novembro.

O parlamentar explicou que o setor de biodiesel trabalha atualmente com uma capacidade ociosa de até 60%. O "Programa Nacional de Biodiesel" instituiu o percentual de 2% da mistura, em 2008, e em 2010 subiu para 5%, depois disso não houve mais mudanças. "O aumento da mistura evita maior fechamento das indústrias. Isso dá um fôlego para aquelas que estão funcionando", disse o deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.