Saúde

31 de maio: ações marcam o Dia Mundial Sem Tabaco em São Luís

O Terminal de Integração da Cohama foi escolhido como ponto de concentração das ações.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde considera o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem tabaco. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as doenças relacionadas ao tabagismo. No Brasil, as secretarias Municipais e Estaduais de Saúde são articuladoras das ações da campanha. Em São Luís, na sexta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) preparou uma programação especial de conscientização para marcar o Dia Mundial sem Tabaco.

Para alcançar o maior número de pessoas, o Terminal de Integração da Cohama foi escolhido como ponto de concentração das ações.

Tereza Carvalho, coordenadora do Departamento de Atenção ao Adulto e Idoso da SES, disse que “Durante toda a manhã da sexta-feira (30), serão distribuídos folders educativos, e feitas abordagens destacando o problema do cigarro e do perigo que se estende aos fumantes passivos, buscando alertar a população sobre o quanto o fumo interfere na saúde, na vida pessoal e convívio social das pessoas”.

Além da distribuição do material da campanha, os passageiros, fumantes e não fumantes, poderão fazer verificação da pressão arterial, taxa de glicemia e receber orientação médica para fazer o primeiro diagnóstico de situações de risco.

Além de São Luís, a ação também ocorrerá em Itapecuru-Mirim, no quilombo de Santa Rosa, próximo ao entroncamento, onde equipes da SES trabalharão, em parceria com técnicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, tanto para combater o consumo de cigarro quanto para realizar exames, consultas e outros serviços.

Danos

O fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias, além de causar impotência sexual. Por isso, outro ponto destacado na ação segue o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para marcar a data em 2014, relacionado a medidas econômicas para reduzir a demanda por produtos de tabaco e compensar os cofres públicos com o tratamento de doenças provenientes do uso excessivo e prolongado do cigarro.

“Aumento de impostos sobre produtos de tabaco: este tema exposto pela OMS para marcar o dia demonstra uma medida que busca reduzir a demanda de consumo e, principalmente, a grande carga econômica para a sociedade associada aos custos indiretos da saúde pública, relativos a doenças, incapacitações e perda de produtividade causada pelo fumo, sem falar nos prejuízos gerados à própria vida do fumante”, disse Tereza Carvalho.

Ela também alerta que, para quem deseja deixar este hábito, além de muita força de vontade é preciso persistência e, em alguns casos, buscar ajuda nos serviços especializados.

“Segundo as diretrizes e normas referenciadas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAC/ MS, hoje contamos com uma vasta rede de assistência composta pelos técnicos das estratégias da família, pelos mais de 350 consultórios públicos e, ainda, pelos Centros de Atenção Psicossocial a dependentes de álcool e drogas (CAPs-Ad), como o mantido pelo Estado em São Luís”, acentuou a coordenadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.