Pará

Avião bimotor desaparecido no Pará é encontrado

Avião saiu de Itaituba com destino a Jacareacanga, no sudoeste do Pará.

Imirante.com com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS – Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram, na noite desta terça-feira (22), o avião bimotor Beechcraf Baron, desaparecido há um mês, no sudoeste do Pará. O local é de difícil acesso, e militares vão à pé ao local. O tempo de caminhada é de, aproximadamente, 30 minutos, e não é possível ver do alto.

A aeronave está desaparecida desde o dia 18 de março, quando decolou do aeroporto de Itaituba, às 11h40, e sumiu, aproximadamente, 1h20 depois de o piloto realizar o último contato por rádio. O destino seria a cidade de Jacareacanga.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um garimpeiro informou ter encontrado os destroços de um avião a 10 milhas do centro de Jacareacanga. Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhados de policiais militares, chegaram até o local indicado no início da noite e identificaram a aeronave.

Devido à falta de luminosidade, os militares não entraram no equipamento para identificar as vítimas. Equipes da FAB estão se deslocando para o local hoje (23).

A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Eles substituiriam as equipes que já prestavam atendimento às aldeias da etnia indígena Munduruku, na região de Jacareacanga.

Após 17 dias de buscas, 161 horas de sobrevoos com helicópteros e um avião P-3 Orion, com sensores capazes de detectar peças metálicas, a procura pelo bimotor foi suspensa no último dia 3. Ao todo, foram percorridos 15.800 km² nas operações. Índios da região chegaram a colaborar nas buscas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.