No Senado

"Dia Internacional contra a Discriminação Racial" será comemorado com sessão especial

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – O Senado Federal promove sessão especial na manhã desta sexta-feira (21), para comemorar o "Dia Internacional contra a Discriminação Racial". Também serão comemorados o centenário do ativista negro e senador da República Abdias do Nascimento os 30 anos do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan).

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma referência ao Massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul. No dia 21 de março de 1960, durante uma manifestação pacífica, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas atingidas pela polícia do regime de apartheid. À época, a população negra protestava contra o uso obrigatório de um cartão que indicava os locais onde era permitida a sua circulação.

Projetos

A redução das desigualdades raciais pode se tornar um dos objetivos fundamentais do país. Proposta de emenda à Constituição (PEC nº 2/2003) com essa indicação foi aprovada no último dia 12 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O texto altera o Artigo nº 79 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para permitir o uso do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza em ações de superação das desigualdades raciais.

Segundo a proposta, vários estudos mostram que as desigualdades raciais vitimam brasileiros afrodescendentes e, apesar disso, o combate a esse tipo de desigualdade não está na Constituição.

Abdias

E nesta semana, o Senado aprovou, em Plenário, substitutivo da Câmara dos Deputados que tem objetivo de ampliar a proteção da dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos (PLS nº 114/1997). O texto estende a abrangência da ação civil pública à proteção da honra e da dignidade desses segmentos. Agora, o projeto seguirá para sanção presidencial.

A proposta foi apresentada em 1997 pelo então senador Abdias Nascimento (1914-2011), conhecido por sua luta em prol da igualdade para as populações afrodescendentes. À época, o senador disse considerar inegável a dispersão e a precariedade da legislação sobre o tema, motivo pelo qual seria necessário o aperfeiçoamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.