SÃO LUÍS – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o Projeto de Lei nº 5.847/13, que destina ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) metade da receita da União com participações e dividendos pagos pelas entidades da administração pública federal indireta. Pela proposta, a regra vale, também, para os lucros acumulados em exercícios anteriores.
Em 2012, as receitas com participações e dividendos de empresas e fundos públicos superaram R$ 28 bilhões, sendo que metade do valor teria representado um acréscimo de 50% na dotação orçamentária inicial do FNDE. Atualmente, pela Lei nº 9.530/97, os recursos advindos dessas fontes são aplicados integralmente no pagamento da dívida pública da União.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba Mais
- Sisu 2026: universidades iniciam convocação de lista de espera
- Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
- Prouni 2026: confira a lista de aprovados em primeira chamada
- Sisu: não selecionados podem aderir à lista de espera até segunda (2)
- Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira (30)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.