Uma simples pancada na cabeça pode agravar com o tempo e desencadear um coágulo na cabeça causando um hematoma subdural crônico. No caso da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ela sofreu uma queda no mês de agosto e começou a sentir, meses depois, fortes dores de cabeça e perda da força muscular. Após alguns exames, os médicos chegaram à conclusão de que o seu problema era um hematoma subdural crônico, resultado da queda.
“Um hematoma subdural corresponde a um acúmulo de sangue na superfície do cérebro. O sangramento pode ocorrer de forma muito rápida, comprimindo o tecido cerebral. Caso o hematoma seja agudo ele pode levar até à morte”, explica o neurocirurgião Mauricio Mandel (CRM 116095), formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
Quando você sofre uma pancada e acerta a cabeça, diversos vasinhos se rompem e o sangue vaza. Caso a batida seja muito forte, uma bolsa de sangue coagulado se forma.
Esse coágulo pode passar despercebido por muitos dias, até semanas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. “Consulte sempre um médico após sofrer uma lesão craniana e fique atento aos sinais como fala confusa, dificuldade para se equilibrar ou andar, dor de cabeça, perda da consciência e fraqueza”, aconselha Mandel.
Tratamento
Um hematoma subdural deve ser considerado uma condição de emergência, podendo ser necessário uma cirurgia com o intuito de diminuir a pressão dentro do cérebro. “No caso do hematoma subdural crônico, a cirurgia consiste em um pequeno furo no crânio, para permitir a drenagem do sangue e aliviar a pressão no cérebro”, ressalta o neurocirurgião.
O sucesso da cirurgia pode variar de acordo com o tipo e do local da lesão craniana, do tamanho do acúmulo de sangue e com que rapidez iniciou-se o tratamento.
Portanto, se você sofreu uma queda recentemente, não deixe de consultar um médico para que seja feito um diagnóstico e assim evitar futuras complicações.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.